História do SAMAE

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, foi criado pela Lei nº 017/93 de 17 de Fevereiro de 1.993, como o próprio nome diz é uma Autarquia Municipal, dispondo de Autonomia Econômico-Financeira e Administrativa.
 
Até o final da década de 80, o Sistema de Água existente em SANTA BÁRBARA quando ainda era Distrito do Município de SANTA CECÍLIA DO PAVÃO, era muito precário.
Já no início da década de 90, mais precisamente no ano de 1.993, no segundo mês de mandato do primeiro Prefeito Sr. Júlio Aparecido Bittencourt do então Município já denominado Nova Santa Bárbara, foi criado o SAMAE, com o objetivo de resolver o problema da falta de água existente no recém criado Município e acabar com o sofrimento da população, que reclamavam e com razão da gravidade do problema, pois o sistema de Água que já existia era muito precário, faltava água todos os dias e muitas vezes a água que era distribuída não atendia aos padrões de potabilidade.
 
Após a criação do SAMAE, o Município firmou convênio com a F.N.S. Fundação Nacional de Saúde, que é um órgão pertencente ao Ministério da Saúde e cuja atuação se dá na área de Saúde e do Saneamento. O referido convênio de Assistência Técnica e Administrativa ao Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto do Município, foi firmado através de Lei nº 018/93 do dia 24 de Fevereiro de 1.993.
 
Com a participação efetiva da Prefeitura Municipal e em especial da F.N.S., foi possível a criação de um novo Sistema de Abastecimento de água para os munícipes. Todo o investimento para custear estas obras foram conseguidas pela própria Fundação, a fundo perdido, junto ao Ministério da Saúde.
 
A Fundação Nacional de Saúde, tem dado ao longo desses anos, uma cobertura integral à Autarquia, através de sua equipe técnico/Administrativa locada na Residência de Engenharia de Ibiporã e na Coordenadoria Regional da FUNASA em Curitiba.